IMPRENSA

APECE participa de reunião do Conselho Deliberativo da ANAPE em Palmas

Presidente da APECE Leonardo Borges na reunião do CD da ANAPE
Presidente da APECE Leonardo Borges na reunião do CD da ANAPE

O presidente da APECE, o Procurador Leonardo Borges, acompanhou em Palmas (TO), na última quarta-feira (21), a primeira reunião do segundo semestre de 2024 do Conselho Deliberativo da Associação dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (ANAPE). 

O encontro serviu para atualizar detalhes da organização do 50º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (CNPE), projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional e o ajuizamento de ações diretas de inconstitucionalidade.

O 50º CNPE será realizado em Goiânia, de 11 a 14 de novembro. “Prorrogamos o prazo para submissão de teses até 16 de setembro, atendendo a um apelo de colegas, para possibilitar a participação de todos e enriquecer ainda mais nosso encontro”, afirmou o presidente da ANAPE, Vicente Braga. “Temos certeza de que será um congresso profícuo para pavimentarmos os rumos da advocacia pública dos estados e do DF para os próximos anos”, convidou.

O Conselho também repassou os referentes avanços em projetos de lei do Congresso Nacional, conduzidos pela Anape em conjunto com associações regionais. Após intensa movimentação de procuradores e procuradoras, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto que regulamenta o funcionamento do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (PLP 108/2024) com diversos avanços para a advocacia pública.

Entre as mudanças no texto, estão a obrigatoriedade de oitiva da Procuradoria pelo Comitê de Harmonização da Administração Tributária, além da garantia da presença da advocacia pública em reuniões do grupo. A proposta também estabelece que as atribuições de cobrança judicial e extrajudicial são competências exclusivas das Procuradorias, bem como a representação judicial e administrativa do IBS, entre outras.

A Diretoria da Anape explicou que manterá atuação regular, agora no Senado Federal, com o intuito de aprimorar ainda mais o texto. Entre as demandas, está a redução do prazo para inscrição de débitos tributários na dívida ativa, para 90 dias.

Tendo em vista a defesa das prerrogativas e direitos das carreiras da advocacia pública, o Conselho Deliberativo ainda aprovou o ajuizamento de ADI referentes a honorários da advocacia pública de Rondônia e do Ceará. A próxima reunião do grupo está marcada para 17 de setembro, em Brasília.

Com informações da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e Distrito Federal - ANAPE

Rua Osvaldo Cruz, 01, Sala 611
Meireles CEP:60.125-150 Fortaleza - Ceará.

(85) 3241-1430