Na noite do dia 24 de setembro, no La Maison Buffet, em Fortaleza, foi dado início aos trabalhos do XLV Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e Distrito Federal, realizado pela Associação dos Procuradores do Estado do Ceará – Apece e uma promoção da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e Distrito Federal – Anape.
Estiveram presentes o presidente da Anape, Telmo Lemos Filho; o presidente da Anape, Vicente Martins Prata Braga; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, desembargador Washington Luís; o procurador-geral do Estado do Ceará, Juvêncio Viana; o desembargador federal do TRF-5, Cid Marconi; o desembargador do Trabalho, Paulo Régis Machado Botelho; o desembargador federal Plauto Carneiro Porto; o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas; o presidente da OAB Piauí, Celso Barros; e os ex-presidentes da Anape, Marcello Terto e Silva e Amilcar Aquino Navarro. Entre as autoridades presentes, estiveram ainda o procurador-geral do Município de Fortaleza, José Leite Jucá e a vice-presidente do TJ-CE, desembargadora Maria Nailde Nogueira.
Na ocasião, o presidente da Anape deu as boas-vindas aos participantes. “Estamos construindo juntos o movimento forte que a Advocacia Pública brasileira merece. A presença de todos aqui nos mostra que estamos no caminho certo. A nossa instituição e a nossa carreira são uma obra em construção, que se edifica e fortalece através do trabalho de cada um de nós”, afirmou Telmo Lemos Filho.
O procurador Vicente Braga, presidente da Apece, também saudou os participantes. “Estamos aqui, em nosso querido Ceará, para convidar nossos colegas procuradores a exercermos juntos a vontade de continuar a criar o futuro da nossa advocacia pública, indo ao encontro de todas as vicissitudes que a nova onda da digitalização trouxe”, disse.
O procurador-geral do estado do Ceará Juvêncio Viana também ressaltou a importância das discussões sobre direito e tecnologia, temáticas do Congresso, e destacou o papel das procuradorias nesse novo cenário.
Durante a solenidade de abertura, foram homenageadas personalidades que deram importante contribuição à Advocacia Pública cearense, entre as quais: o atual presidente da Anape, Telmo Lemos Filho; os ex-presidentes da Anape Marcello Terto e Silva e Amilcar Aquino Navarro e o deputado federal Raimundo Gomes de Matos. Na ocasião, também foi feita homenagem póstuma à procuradora do estado do Ceará Kysia Karine Oliveira Costa, falecida em agosto.
O XLV Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e Distrito Federal acontece até o dia 27 de setembro, no Gran Marquise Hotel, na cidade de Fortaleza. O evento ocorre anualmente para a troca de experiências e atualização dos membros da Advocacia Pública dos Estados, Distrito Federal, Municípios e União, e se configura como um dos mais importantes da área jurídica no País.